Atalhos do vs code que você tem que conhecer para aumentar sua produtividade e melhorar seu workflow como web developer

20/05/2021

Atalhos são comandos que podem deixar sua vida mais fácil em qualquer programa. Hoje você vai conhecer os atalhos de um dos editores de código mais famoso do mercado: O Visual Studio code.

1 - Ctrl+P (abrir arquivos)

Use esse comando para abrir arquivos mais facilmente, sem precisar procurar nas inúmeras pastas de seu projeto. Apenas digite o nome do arquivo que você quer encontrar nesse comando e o atalho fará a mágica para você

2 - Ctrl + W (fecha arquivos)

Todos nós já estivemos lá. Todos nós já esbarramos nesse atalho sem querer e fechamos o arquivo que estávamos editando. Pelo menos agora você sabe qual é esse atalho, quem sabe você pode querer usar ele por querer da próxima vez.

3 - Ctrl+Shift+M (Me leva ao erro!)

Esse comando acha o pŕoximo erro do seu código. Ele agiliza bastante a correção de erros quando você se acostuma com ele.

4 - Ctrl+K Ctrl+T (mude meu tema)

Variar o tema do visual studio code de vez em quando é bom. Melhor ainda é usar um atalho para isso! Agora você sabe qual é, que tal experimentar ele em alguns temas que eu selecionei para você:

9 dos melhores temas para o visual studio code e como instalar um tema no visual studio code

5 - Ctrl+B (esconda a barra lateral)

Se você é igual a mim, tenho certeza que já se esbarrou nesse comando acidentalmente pelo menos uma vez. Agora ele está em suas mãos. Quando eu uso esse comando a minha experiencia de desenvolvimento muda drasticamente. É ótimo poder usar todo espaço da sua tela para visualizar o código, além disso ao unir esse comando com o Ctrl+P usar a barra lateral do VS vai ser coisa do passado!

6 - Ctrl+\ (lado a lado)

Isso sim é extremamente útil, esse comando permite que sejam editados dois arquivos lado a lado. Quem nunca precisou refatorar um código não é?! esse comando facilita muito todo o processo.

7 - Shift+Alt+Up ou Shift+Alt+Down (Ctrl + V Ctrl + C melhorado)

Ele copia e cola toda uma linha de código acima ou abaixo. precisa criar três variáveis? esqueça Ctrl + C e Ctrl + V, use Shift+Alt+Up.

8 - Alt+Up or Alt+Down (mover linha)

Esse comando permite que você mova uma linha para cima e para baixo livremente. Muito útil na hora de organizar seu código.

9 - Ctrl+K Ctrl+F (para quando seu código estiver difícil de ler)

Boa parte do trabalho do programador é deixar um código fácil de ser lido por outro programador. Esse comando não fará o trabalho para você, mas podemos dizer que ele vai te dar uma mãozinha.

10 - Ctrl+Space (meu queridinho)

Um dos atalhos mais utilizados por esse editor. Esse comando dá algumas dicas dos métodos e parâmetros que podem ser utilizados.

11 - Ctrl em cima de variável (queridinho 2)

Não posso considerar isso exatamente um atalho, mas ele ajuda muito pois mostra como certa variável foi declarada e seu tipo. Portanto, sempre quando estiver em dúvida se o que deveria ir naquele lugar era um inteiro ou uma string, use esse comando.

12 - Ctrl+Shift+P (comando coringa)

Esse comando se chama Command Palette, mas eu carinhosamente chamo ele de comando coringa, pois sua função é mostrar todos os comandos e atalhos que estão disponíveis em determinado contexto. Portanto se você é esquecido como eu trate de gravar esse comando

Se esse artigo foi útil para você, considere se inscrever na nossa newslleter. Demora menos de um minuto e você vai ficar informado de artigos como esse e muito mais. Só precisamos do seu email: