O que é UX e sua importância

27/04/2021

Introdução

O termo Ux está em alta nos últimos tempos. Com isso, várias propagandas e cursos sobre o tema vem surgindo. Porém o que realmente é User eXperience (experiência de usuário)?

1 -  O que é UX

UX é um conjunto de práticas e estratégias que buscam entregar uma boa experiência de usuário. Na maioria das propagandas que surgiram com a popularização do profissional de UX essas práticas são atribuídas a um perfil exclusivamente de um programador front-end, ou seja, um profissional que cuida da parte visual do site. Porém a verdade é que o profissional UX ideal deveria na verdade ser um misto de identidade visual e especialista em deploy e servidores, uma vez que o tempo de resposta de um site é parte importante da experiência de usuário.

2 - As funções do profissional de UX

As principais funções do UX designer são:

  • Elaboração de mapas de navegação do usuário;
  • Testes de usabilidade;
  • Criação, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras e atraentes;
  • Prototipação, fluxo do usuário e de processos ligando a interação comunicativa às ideias de Design.
  • Gerenciamento e coordenação de práticas relacionadas a performance do site.

3 - Os princípios do estilo

Boa parte do trabalho do UX design também está relacionado ao estilo, um estilo agradável faz muita diferença na experiência de usuário. Apesar de não ser especializado nessa área, darei algumas dicas que juntei através da minha experiência prática para cortar seu caminho.

Esse tópico, para ser sincero, nem faz parte do assunto original do Post, mas resolvi fazer mesmo assim.

  1. Espaço em branco: Uma boa interface, fácil de se entender possui muito espaço em branco. Menos é mais!

  2. Grids e alinhamento: Isso é terra de ninguém. sempre alinhe o conteúdo, mas se me perguntar se existe uma fórmula clara de alinhamento direi que não. Pois caso alinhe tudo ao centro seu conteúdo parecerá feito por um robô e ficará desconfortável, mas ninguém gosta de conteúdos sem forma. Minha dica é sempre use grids e faça um desenho de como gostaria que seu site parecesse. Se baseie nele a partir daí

  3. Escala: Defina tamanhos fixos com níveis de importância definidos e se baseie nele na hora de desenvolver seu layout. Se um título é extremamente necessário, de o maior valor da sua tabela a ele, se algo é menos importante de um valor menor a seu tamanho. Utilizar um padrão consciente pode não parecer grande coisa, mas faz uma grande diferença no resultado final.

  4. Cores: Ache uma paleta de cores que te agrada, minha dica é pegar uma na internet e caso queira variar abra a cor em uma color wheel online com formato HSB e varie o "H". Por falar nisso, "color wheel" é a palavra chave neste tópico, ela praticamente faz o trabalho pra você usando a teoria das cores que se aprende em artes.

  5. Tipografia: Defina fontes semelhantes e que você aprecie e defina níveis de importância para elas, geralmente duas fontes já bastam.

  6. Hierarquia visual: Hierarquia visual é a ordem que você deve dar de importância para um elemento. Nos tópicos anteriores você entendeu que a escala e tipografia tem ordem de importância. Ao combinar as ordens que você criou de ambos os elementos com a cor é criado a hierarquia visual. Elementos Com Tamanhos maiores, fontes mais fortes e coloridos tendem a serem vistos primeiro, se destacam mais e ou usuários dão mais importância para eles. Não existe certo ou errado, mas é bom manter isso em mente. Geralmente eu costumo colocar títulos com a maior hierarquia, Botões logo após, Textos com uma hierarquia intermediária e descrições com a menor hierarquia, porém pode variar de projeto para projeto.