Como se vender (Marketing pessoal)

21/02/2021

Introdução

Ola! como prometido, hoje falaremos de como se vender e um pouco de marketing pessoal. Esse post é a continuação dos Elementos importantes que todo programador de sucesso tem que ter

Vendedor é a única profissão!

É difícil para todo programador aceitar isso, e foi difícil para que esse redator que vos fala aceitar também, mas o fato é que vender é a única profissão e para provar eu tenho uma historia para contar:

sem olhar na internet e de cabeça você sabe quem é Steve Wozniak? Não? Sim? 

e Steve jobs? Esse eu tenho certeza que já ouviu falar. Ambos foram fundadores da Apple, mas porque tantas pessoas só se lembram do segundo?

Logicamente o Steve Wozniak seria o mais importante por ser o cérebro genial por traz do desenvolvimento dos computadores e das tecnologias associadas a eles. Sem esse cara não poderia existir a Apple. Então por que todos lembram do Steve Jobs e não dele?


A importância do Steve Jobs é absurda e talvez maior do que a de Wozniark. E isso se dá por uma razão. Steve jobs era um ótimo vendedor, ele sabia como fazer as pessoas darem valor ao produto que ele vendia. O que quero dizer é que não importa o quão bom você é em algo, se as suas qualidades não são  transmitidas a outras pessoas.


e claro que não estou falando para você ser metido...

mas vamos olhar algumas formas de valorizar seu trabalho.


Construindo a presença online

Você pode construir a presença online de inúmera formas, mas como programador recomendo que olhem com carinho para o linkedin e o GitHub. Nessas redes e muito comum que ao postar e conversar com pessoas da area você seja validado pelos programadores na sua rede.

Criando projetos para seu portifólio

A melhor forma de obter reconhecimento no seu trabalho com pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho é através de exemplos. Então faça diversos sistemas interessantes e monte uma boa vitrine para eles falando das suas qualidades e das qualidades de seu trabalho.

Conheça seus pontos fortes e venda eles

Aprenda a se valorizar, assim como Steve jobs você deve saber as qualidades do seu produto (você) e vender elas com unhas e dentes para aqueles ao seu redor.


De novo, sem se achar de mais rs.


espero ter ajudado pelo menos um pouco. Recomendo que tire um tempo para aprofundar seus conhecimentos, nos vemos numa próxima ;)