Como um programador ganha dinheiro?

09/02/2021

Nesse post, falaremos um pouco sobre uma coisa muito importante. Como que um desenvolvedor ganha dinheiro? Em quais áreas ele pode trabalhar? Tudo isso e muito  mais aqui.

Trabalho CLT

CLT significa Consolidação do Trabalho e é um conjunto de leis que visa garantir os direitos e obrigações dos profissionais com "carteira assinada". Dentre os direitos estão aviso prévio, seguro desemprego - no caso de demissão sem justa causa, FGTS e recolhimento do INSS

A contratação por CLT é a mais tradicional e é utilizada por diversas empresas, para conseguir esse tipo de contratação é comum que o profissional passe por entrevistas na empresa de desejo. 

Trabalho freelancer para diversas empresas

Diferente do conceito popular, trabalho freelancer é diferente de trabalho remoto. Um trabalhador pode ter CLT e trabalhar remotamente e um freelancer pode trabalhar presencialmente, apesar de não ser tão comum.

freelancer é um profissional que entrega um serviço pontual para uma empresa, e que por isso trabalha com diversas empresas na sua carreira podendo receber os mais diversos salários, com a desvantagem de não receber os benefícios da carteira de trabalho, como seguro desemprego entre outros.


Sites para freelancer:

  • Workana
  • Freelancer
  • 99 Freelas
  • Trampos.co
  • Getninjas


Desenvolver projetos que geram renda

  • APP mobile: As formas de ganhar dinheiro com aplicativos são diversas. Com o aplicativo pronto você pode vendê-lo, criar um sistema de assinatura, fazer vendas dentro do app, receber comissões de anúncios, dentre outros.
  • SAAS (software as a service): Esse sistema é um pouco mais específico, nele além de programador é necessário ter um olhar empreendedor, pois você prestará um serviço ao seu cliente ao resolver algum problema comum com seu software.

Vender "código"

Existem vários sistemas, frameworks e sites que disponibilizam a criação de sites de forma facilitada para seus clientes, geralmente outros programadores, nesses sites existe um mercado "secreto" que pode gerar muitas vendas.


alguns serviços famosos que possuem a opção de vender código para outros programadores são wordpress e shopify. Dentro deles as opções mais famosas de venda são templates e plugins


  • Templates: Um template ou  um tema busca carregar um aspecto visual expecífico e atraente que traz diferencial a um site ou sistema, também pode trazer diversas funcionalidade e formas de edição e otimização. Templates são uma mão na roda no desenvolvimento e algumas versões que possuem funcionalidades únicas podem receber mensalmente grandes quantias por facilitarem a vida de programadores ao redor do mundo.
  • Plugins: Assim como os templates os plugins também são códigos que facilitam a vida do programador unindo ou integrando uma funcionalidade externa ao sistema.