Em que ordem aprender programação web (Full stack)

06/02/2021

Hoje falaremos um pouco da ordem em que se deve aprender programação web. Tenha em mente que o que será exposto nessa publicação se trata de dicas para expandir o conhecimento e não de uma lei absoluta. Porém gostaria de fornecer um pouco de ajuda aqueles que estão entrando no desenvolvimento web agora.


1_ HTML + CSS

HTML ou HiperText Markup Language ou linguagem de marcação de texto usada para construção de páginas web, enquanto o css é utilizado para estilização das páginas web


veja mais aqui

2_ framework CSS

 

Framework é um conjunto de códigos que formam a estrutura-base que servem para facilitar a vida do programador.

São diversas funçoes e componentes pré prontos que servem para agilizar o processo do desenvolvimento.

Ums dos principais frameworks CSS do mercado são:

  • Bootstrap: Foi um framework desenvolvido pelo twitter com diversos estilos bem definidos de inicialização rápida. Com ele os programadores são capazes de criar sites responsivos (adaptados a qualquer tamanho de tela) rapidamente.
  • Bulma: Bulma e considerado um framework moderno responsivo e modular, nesse sentido além da inicialização rápida e adaptabilidade a diversos dispositivos o programador deve adicionar no código apenas aquilo que usará no sistema

3_ Java Script

O JavaScript é essencial para qualquer programador web full stack de respeito. A primeira coisa que você deve saber sobre ele é que ele não é java. Apesar dos nomes semelhantes, cada um exerce uma função diferente. enquanto o java roda do lado do servidor, assim como php. o Javascript roda do lado do cliente, ou seja, no navegador do seu usuário, podendo desempenhar as mais diversas funções

4_ Ferramentas Básicas

  • Sisitema operacional: O sistema operacional é o ambiente de trabalho do programador web. Portanto, é necessário conhecer o máximo possível sobre o mesmo e sobre outros sistemas que possam ser de interessantes
  • Terminal: No terminal o programador web provavelmente passara uma boa parte de seu tempo, portanto e bom já ir perdendo o medo e se acostumando com o mesmo.
  • Editor de textos: Se o sistema operacional é como o ambiente de trabalho do programador, o editor de textos e como sua ferramenta, escolher um bom editor de textos e aprender seus atalhos podem poupar muito tempo e dor de cabeça.
  • Git/Git hub: Mais adiante será reservado um artigo completo só para esse tema, mas saiba que conhecimento nessa área é exencial para qualquer trabalhador na área de tecnologia

5_ Framework/lib JS


  • React: Essa biblioteca é a favorita do redator. Com ela é possível criar interface de usuários usando JavaScript, além de ter uma forma eficiente de se usar componentes para a criação das páginas.
  • VueJs: Se trata de um framework de código aberto js, sua consepção foi feita para ser adotada de forma incremental, nesse contexto a bibliteca pincipal é focada na parte visual, porém também é facil incrementar outras bibliotecas que a complementem.
  • Angular: Angular é uma moderna plataforma de desenvolvimento. Ela promete o reuso do código e habilidades para desenvolvimento de sistemas tanto na web quanto para aplicativos desktop e de celular  (quero muito aprender mais sobre essa....).

6_ Backend (Basico)

Para entrar no incrível mundo do backend é necessário primeiramente conhecimentos de consistência de dados, fluxo de dados dentre outros. Conhecimento em lógica de programação tambem é exencial e será usado nessa parte.

7_ Backend (Linquagens)

  • JavaScript: É comoum pensar que o JavaScript não pode ser usado no backend pela forma clássica de como a programação web é ensinada, porém com a criação do node.js  em maio de 2009 a vida do programador foi ficando cada vez mais fácil.
  • Ruby: Linguagem muito popular, porém como o autor não tem nada a acrescentar, caso esteja interessado, visite aqui
  • Python: Pyton e uma linguagem muito popular e que possui vários propósitos dentro e fora da web
  • PHP:  Linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada, e classicamente a primeira a ser ensinada aos jovens programadores web

8_ Backend (banco de dados)

  • PostgreSQL: Desenvolvida em código aberto a PostgreSQL é um gerenciador de banco de dados relacionado a objetos
  • MongoDB: Desenvolvida em código aberto o MongoDB é um gerenciador de dados relacionado a objetos. Nele, o Javascript pode ser usado em consultas, funções de agregação (como por exemplo MapReduce), e enviado direto ao banco de dados para ser executado.

9_  Backend (Frameworks)

  • Ruby on Rails: Essa framework possui código aberto desenvolvido em ruby, portando é recomendada para projetos feitos em ruby.
  • Express JS: Essa framework foi feita para node.js promete ser rápida flexivel e simples
  • Django: Essa framework é desenvolvida em pyton grátis e open source