Padrão de projeto MVC e sua relação com uma abordagem Component-Based na criação de uma página web

25/04/2021

Hoje falaremos um pouco sobre padrões de projeto, MVC e Component-Bassed, além disso, discutiremos um pouco sobre suas características e peculiaridades. com objetivo de elevar a discussão sobre o assunto.

1 - M, V e C


O modelo MVC tenta organizar o código do programador em camadas com a maior independência possível entre elas.

  • Model: A camada que cuida dos dados, conexão com banco de dados e funções backend
  • View: A camada que é responsável pela a interação com o usuário, estilo e desing
  • Controller: A camada responsável pelas requisições web e pela interação entre as camadas model e view. Geralmente o link de um site que tenha o modelo mvc aponta para essa camada.

Esse modelo tem como objetivos principais:

  1. Facilita o reaproveitamento de código;
  2. Facilidade na manutenção e adição de recursos;
  3. Maior integração da equipe e/ou divisão de tarefas;
  4. Diversas tecnologias estão adotando essa arquitetura;
  5. Facilidade em manter o seu código sempre limpo;

2 - Componentes

Um modelo baseado em componentes divide o código em "peças de lego". Ou seja, partes funcionais e independentes que agregadas formam um sistema maior.

Um site que usa componentes na sua abordagem de estruturação de código está se preocupando principalmente com duas coisas:

  • Pequenas Responsabilidades: Ao usar um componente, um programador atribui a ele uma responsabilidade, que podem ser das mais diversas. Essas responsabilidades por serem independentes tornam o código funcional, uma vez que caso uma pare de funcionar as outras continuaram rodando. Dando, por tanto, mais resiliência ao sistema do desenvolvedor e facilitando a correção de possíveis bugs

  • Flexibilidade: Após criado um componente é facilmente reutilizado, e retirado dentro da aplicação, além de caso seja alterado em um único lugar repercutir essa alteração ao longo do sistema inteiro.

3 - A relação

Um modelo de design é uma solução para um problema que alguém resolveu aplicando um documento, abrangente oude acordo com necessidade de sua solução. - macoratti


O modelo M.V.C vem sendo usado há bastante tempo no desenvolvimento web, e isso tem uma explicação. Ele resolve o que se responsabiliza de resolver, e com certeza deu um importante passo para a programação. Porém devem ser reconhecidas as vantagens da utilização de componentes que na opinião deste redator são a evolução direta do M.V.C e por um motivo simples:

O modelo M.V.C adota suas técnicas e ideias por uma razão. Divida os grandes problemas em problemas menores e menos complexos. Dessa forma, qualquer tipo de alteração em uma das camadas não deve interferir muito nas demais. Por isso, ao atribuir componentes ao sistema, o desenvolvedor atinge os principais objetivos do modelo M.V.C. Além de receber outras vantagens relacionadas a flexibilidade que tem grande significado.

Apesar disso, o modelo M.V.C continua sendo o modelo predominante na internet e é um ótimo modelo que dependendo do sistema desenvolvido pode ser a melhor opção.