Next.js Conf – Special Edition - O que tem de novo no next.js?

16/06/2021

A conferência Next que aconteceu  no dia 15 do 6 de 2020, teve como fundamento base a Experiência de usuário UX e a Experiência de desenvolvedor DX, afirmando serem as principais preocupações do next, juntamente com fazer a internet mais rápida, que vem sendo o tema da vercel, responsável pela framework.

UX e DX

Nessa conferência foi falado sobre a experiência de usuário (UX) e a experiência do desenvolvedor (DX). De acordo com a filosofia do next a experiência de usuário se trata de feedback em tempo real.

Eu venho usando next a algum tempo e posso falar com tranquilidade que nesse aspecto ele não deixa a desejar. Lembro de ter comentado com meu amigo e programador na época sobre desenvolver uma aplicação em next e publicar usando vecel e como aquilo era bom. Na época ele me respondeu algo como "mas outras tecnologias fazem isso" e eu respondi algo como: "mas ele tem algo diferente, porque você sabe que eu não costumo falar sobre algo se ela não me impressiona". Bem, o next me impressionou na época e me impressiona até hoje nesse sentido

A apresentação do next .js/11

A apresentação do next.js 11 reforçou a preocupação com a experiência do desenvolvedor, afirmando que reduziram o tempo que demora para inicializar uma aplicação do zero em next e para que erros sejam apresentados na sua tela.

1 - O que tem de novo?

  • Next.js/live: A verdadeira forma de colaboração em tempo real. Uma inovação que promete. Com ela será possível comentar, compartilhar, desenhar e editar o código de sua aplicação através dos servidores da vercel. Mal posso esperar para ver as aplicações dessa ferramenta no ambiente de trabalho, o anúncio dessa conferência chamou atenção para essa inovação do next que parece ser a principal aposta da vercel para a framework react.

  • Imagens: O componente "image" do next.js recebeu grande atenção a partir dos 8 minutos de anúncio. Foi falado da sua importância em relação a otimizações de performance em uma das principais causas de lentidão no carregamento de páginas, que são as imagens, o que tem um grande impacto na segunda base do pensamento do next: a experiência de usuário. Além disso, agora as imagens next podem ter image placeholders, responsáveis por preencher os "buracos vazios" de imagens que não carregaram graças a uma conexão ruim de internet, Essa novidade melhora essencialmente a experiência de usuários com conexão de internet fraca.

  • Script component: Nessa nova versão do next.js foi introduzido o script component responsável por otimizar scripts de terceiros. Outra técnica que diz melhorar tanto a experiência do usuário quanto a experiência do desenvolvedor.:

Comformance

Conformance é um conjunto de regras que podem avaliar os padrões de código precisará ser uma combinação de análise de código estático e verificações dinâmicas. Fonecidos pelo google na parceria com next

Conformance é responsável por responder as seguintes perguntas:

  • O que constitui o carregamento ideal e quais são os problemas comuns que podem impactá-lo adversamente?
  • Quais soluções podem ser incorporadas que não precisam de nenhuma entrada do desenvolvedor?
  • Como podemos garantir que o desenvolvedor use essas soluções e as aproveite de maneira ideal?
  • Que outras escolhas o desenvolvedor poderia fazer para afetar o desempenho de carregamen
  • to? Quais são os padrões de código que podem nos dizer sobre essas escolhas (nº 3 e nº 4 acima) no início da criação?
  • Que regras podemos formular para avaliar esses padrões de código?
  • Como eles podem ser apresentados ao desenvolvedor no momento da criação e, ao mesmo tempo, perfeitamente integrados ao fluxo de trabalho?

Se esse artigo foi útil para você, considere se inscrever na nossa newslleter. Demora menos de um minuto e você vai ficar informado de artigos como esse e muito mais. Só precisamos do seu email: