O que é gun.js?

08/06/2021

Ultimamente uma tecnologia que me vem chamando a atenção é Gun.js, além de ser fácil de usar também tem um conceito muito interessante sobre como devemos enxergar os dados o uso e direitos sobre ele. Hoje vou falar um pouco mais sobre o que é gun.js, bem como discutir conceitos de Decentralized web

Gun é baseada em Decentralized web ou "Dweb" e tem o objetivo de fazer uma internet mais livre e menos gananciosa

O jeito que a internet funciona hoje é dependente das grandes corporações, que armazenam seus dados em servidores próprios. Porém isso tem gerado certo desconforto de milhões de pessoas ao redor do mundo, com a suspeita dessas grandes corporações estarem usando dados e informações pessoais para marketing e escolhendo o que as pessoas vêm na internet.

O que é Dweb

Dweb significa internet descentralizada, e é o conceito ao qual Gun.js está baseado.

A ideia por trás da Dweb e consequentemente por trás de Gun.js é que a internet seja formada por um conceito de comunidade. Logo a informação seria armazenada através dos aparelhos de todos os usuários do sistema. Cada um armazenando um pouco de informação juntamente com os servidores gratuitos fornecidos pela própria Gun.js

Isso faz com que a internet fique não só mais livre mas também mais barata para os programadores e consequentemente para os usuários finais. Visto que, as grandes companhias hoje sejam responsáveis por pegar boa parte do dinheiro que vai no sistema e também consigam acessar livremente grande parte dos dados sem termos como saber com certeza se estamos fornecendo dados para sendo espionados ou não

Gun.js

O GUN é um ecossistema de ferramentas que permite criar aplicativos criptografados e que rodam graças a uma comunidade.

Com ele foram criados versões do youtube e outras redes sociais

A database é formada pelas informações do usuário armazenada em sua própria maquina, na máquina de outros usuários e em servidores maiores do sistema, o que permite que as informações continuem sendo confiáveis e que evite perdas de informações caso um aparelho de um usuário seja perdido. Além de ser um conceito incrível pensar que você faz parte de um gigante banco de dados.

Caso queira mais informações sobre gun.js aqui vão alguns links:

site oficial do Gun.js

NPM Gun.js


O que esperar do Gun.js?

Falar sobre o futuro sempre é uma tarefa complexa. Qualquer opinião tomada pode levar a pessoa ao caminho errado. Tendo isso em consideração costumo tomar muito cuidado ao fazer considerações nesse sentido.

Tendo isso em mente, agora falarei um pouco sobre o que penso do futuro da internet e do gun.js. Sinta-se livre para comentar a respeito na seção de comentários. Todo comentário que alimente a discussão é válido e eu irei ler com atenção.

Em primeiro lugar não acho que esse sistema de armazenamento de dados irá substituir o sistema tradicional. Vejo o gun.js como mais uma ferramenta que pode e deve ser usada pelos desenvolvedores em seus projetos. Seu conceito e irreverente e desafia o padrão atual. Mas acho que ai mora sua importância.

Até então o modelo convencional de armazenar dados, controlado pelas grandes corporações, nunca enfrentou concorrência significativa. Que não fosse de outra grande corporação com mesmo sistema.

Ter uma concorrência decentralizada baseada nos conceitos do Dweb deve futuramente garantir que as grandes empresas implementem politicas mais abertas ou formem sistemas híbridos de modelos convencionais com modelos decentralizados, para que com isso garantam seu espaço no mercado. O que é bom de forma geral para o público consumidor de diversas formas.

É difícil dizer se será o gun que representará essa concorrência ao modelo convencional, mas e provável que outras modelos surjam futuramente inspiradas nele e ameacem o espaço das grandes corporações.


Se esse artigo foi útil para você, considere se inscrever na nossa newslleter. Demora menos de um minuto e você vai ficar informado de artigos como esse e muito mais. Só precisamos do seu email: