5 dicas para evoluir como programador HOJE

13/12/2020

1_ faça projetos próprios

Projetos individuais são interessantes para você são uma ótima forma de aprender e descobrir o que gosta. saber o que gosta de fazer na programação é importante para saber no que irá focar, além disso, não tem nada melhor do que adquirir um pouco de experiência antes com cada tecnologia e projeto. 

2_ Descubra qual tipo de programador você quer ser

Uma hora ou outra todo programador tem que fazer essa escolha...

 O foco é essencial para alcançar excelência em uma área, seja ela qual for, o que não significa dizer que não poderá mudar seu estilo de programação no futuro ou que você terá perdido tempo. Muito pelo contrário, a experiência terá ficado (e até mesmo louvável quando programadores experientes se reinventam), porém a dica que fica e:

"faça muitos projetos e erre muito, até achar um estilo que goste e queira seguir, quando achar, vire o melhor nele."


aqui vão umas das diversas áreas que pode seguir:

  • Programador front-end (Back-end): aquele que cuida das ações por trás dos panos, trabalha com a comunicação com servidores entre outras coisas

  • Programador front-end (Design) aquele que cuida do estilo de um site ou sistema

  • Programador full stack: provavelmente todo programador no início, ele deve cuidar do front-end e do back-end ao mesmo tempo!

  • Programador (resolvedor): não sei se existe na literatura formal da programação, mas existe na mente e no coração desse querido editor. O programador resolvedor e aquele que conversa com o cliente e com as pessoas e faz de tudo para achar uma solução para aquele problema, e mais importante ter as habilidades comunicativas para passar o que pensa a sua equipe.


3_ Leia a documentação das tecnologias que pretende usar.

Você provavelmente vai usar alguma das tecnologias mais famosas para programar. Provavelmente você usa ela há anos e não sabe a que ela se propõe, tente aprender mais sobre as tecnologias, elas não são suas mestras, mas sim ferramentas no seu cinto de utilidades! Então saiba qual melhor ferramenta utilizar em cada trabalho. Com o passar do tempo é normal que o foco na excelência te faça preferir uma ferramenta a outra, mas recomendo que leia as rivais ou semelhantes apenas para ter ideia das possibilidades.


Quando foi a última vez que leu uma documentação?


4 Foco na lógica!

Uma das coisas que independente da linguagem será levada para a frente será a lógica de programação. Apesar de muitas vezes negligenciada, por ser a primeira coisa que se aprende nesse caminho do programador, a lógica talvez seja sua aliada mais importante. 

5_ Participe de desafios!

Agora que já fez seus próprios projetos, participe de desafios de programação, esses desafios podem ser escolhidos até mesmo por você, como participar de fóruns de programação e acrescentar na discussão, ou até mesmo contribuir para um repositório no github. As possibilidades são infinitas.