Programação e saúde, dicas pra saúde de um programador

17/03/2021

A saúde é um dos nossos bens mais preciosos. Se ela não estiver em dia, fica difícil dizer que estamos bem, e em toda profissão existem doenças que são mais comuns, que podem surgir devido o exercício de certas atividades e no desenvolvimento de softwares não é diferente.

Introdução

Hoje a gente vai discutir um pouco sobre a saúde do programador, os problemas que ele pode ter em decorrência da profissão e como evitá-los.

A saúde e um dos parâmetros que mede a sua qualidade de vida, por isso deve ser um dos tópicos mais importantes da vida de qualquer pessoa, na opinião do seu humilde editor.

1 - Os problemas


-Dores de cabeça e cansaço mental

-Dores na coluna

-Tendinite

-Obesidade

-Burnout

-Tinnitus


(Existem outros problemas além desses, porém estão sendo abordados os principais)

2 - As causas

  1.  A dor de cabeça e cansaço mental podem ser causadas pela quantidade excessiva de horas seguidas na frente do computador.
  2. Dores na coluna, dentre outros problemas são causados devido a má postura durante o trabalho e a quantidade de horas que o profissional passa sentado.
  3. A tendinite é uma inflamação nos tendões e é provocada por esforços prolongados e repetitivos assim como digitar, além disso pode ser agravada dependendo da posição da mão em relação ao teclado dentre outros fatores.
  4. A obesidade geralmente aparece como um subproduto do trabalho, sua principal causa é o sedentarismo, ou seja, a falta de exercícios e a má alimentação.
  5. Burnout é um estado de estresse crônico, causado pelo excesso de trabalho
  6. Tinnitus é popularmente conhecido como (zumbido no ouvido) e aparece principalmente como consequência de perda auditiva, sua principal causa é o uso excessivo de fones e o volume dos mesmos.

3 - Como evitar os problemas e algumas dicas

  1. A dor de cabeça e cansaço mental podem ser evitadas caso o programador de hora em hora saia um pouco da frente do computador para "esticar as pernas", ou então fechar os olhos e descansar por alguns minutos.
  2. A dor na coluna pode ser evitada caso o profissional corrija a postura durante o trabalho. uma dica é ajustar a cadeira para que o cotovelo fique na altura do teclado e prestar atenção na postura sempre. outra dica é na sua pausa realizar alguns exercícios de alongamento
  3. As práticas adotadas acima vão ajudar contra tendinite, mas a principal prevenção e a busca de itens mais ergonômicos. existem no mercados itens que ajudam a segurar o pulso e manter uma postura adequada, o que pode ajudar nos problemas. Porém a principal dica é a atenção aos sinais do corpo. Ao sinal de dor é recomendável buscar um especialista que ajudará no fortalecimento muscular.
  4. A obesidade deve ser evitada através de uma reeducação alimentar e também da realização de atividades físicas. Não tem segredo, apesar de trabalhoso esses bons hábitos vão melhorar e muito sua qualidade de vida. A dica aqui é: caso você, assim como eu, não goste de academia, comece caminhando todos os dias em sua cidade. A OMS (organização mundial da saúde) indica , no mínimo,  cerca de 30 minutos de atividades físicas diariamente.
  5. A prevenção do Burnout e cuidado em relação aos excessos. Simples assim, porém muito difícil de ser executado caso você seje um programador home office. A verdade e que existe um balanço entre produtividade e trabalho excessivo que deve ser alcançado.   (preste atenção nos sinais de estresse de seu corpo)
  6. A prevenção do zumbido no ouvido é simplesmente o uso moderado de fone de ouvido (no máximo duas horas). e a atenção ao volume do fone, sempre use o recomendado.


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