Programador - O que faz, Salário, Carreira

10/06/2021

Hoje vamos discutir um pouco sobre o que é o programador, quais são suas atribuições, quanto ele ganha, como entrar na areá da programação entre outras coisas. Esse artigo espera falar tanto com aqueles que estão começando agora na área quanto aqueles mais experientes.

programador
programador

1 - O programador vive programando

Para começar, que tal falarmos sobre o que se espera de um programador?

Basicamente sua função primária é escrever códigos que se tornam comandos/instruções para um computador. O programador é uma pessoa que é responsável por transformar requisitos em um sistema pronto.

Dito isso, vale salientar que esse princípio básico não é a única coisa que se espera na profissão, uma vez que o programador não passará o tempo todo programando.

Boa parte do tempo esse profissional vive uma relação entre o programador e colegas de trabalho, com quem ele deve ter uma boa relação. Por isso é necessário que o programador desenvolva um boa habilidade de comunicação, essa habilidade não é essencial apenas para se comunicar mas também para coordenar uma equipe e entender o que determinado projeto pede. Além disso, é necessário que todo profissional tenha inteligência emocional e empatia.



2 - Programando e evoluindo

O raciocínio lógico é muito importante na programação. Programação é uma atividade focada em lógica. Ela é uma das primeiras coisas que se aprende na programação e dá a base para quase qualquer outra linguagem ou tecnologia. Uma base sólida que não muda por mais que as tecnologias mudam.

Porém, mesmo assim o programador tem que sempre estar estudando. Tecnologias novas surgem o tempo todo e é dever daquele que está programando como profissão se atualizar. Apesar de ser normal você ter uma tecnologia de preferência e de ser recomendado que se escolha uma tecnologia para se especializar nela, é bom que como programador você esteja sempre lendo e buscando se informar. Pode ser que algo mais novo resolva problemas que você não consegue resolver atualmente, mas você só pode descobrir isso se informando.

Os programadores devem evoluir constantemente com o que está acontecendo no mundo da tecnologia. Isso inclui aprender novas ferramentas e o desafio de crescer profissionalmente.

Eu reconheço que isso não é muito fácil, com tanta informação é difícil saber o que estudar no momento. Porém existem vários mecanismos hoje em dia para que pessoas especializadas filtrem o conteúdo que chega até você, e te mantenha informado. Minha recomendação é procurar uma newslleter de um site ou jornalista sério para facilitar seu processo.

3 - Quais os principais segmentos de mercado que um(a) programador(a) pode atuar?

  • Hospitalar
  • Industrial
  • Comercial
  • RH
  • Financeiro
  • Tecnologia
  • Comunicação
  • Marketing Digital
  • Segurança digital

4 - Áreas em que o programador atua

Programação Desktop

  • O objetivo da proramação desktop e gerar programas que rodem no ambiente desktop. Ou seja aqueles apps que você baixa no seu computador ou notbook e executa uma terefa, alguns precisam de internet, outros não e tem alguns que são até mesmo hibridos.

Web

  • Nesse caso, o produto é uma aplicação que funciona na web e é hospedada como um site. Pode ser um website comum ou um software mesmo, disponível para acesso no modelo da computação em nuvem. A vantagem é que, como o acesso é pela internet, o sistema fica disponível para qualquer dispositivo, independentemente de tamanho e configuração.

Mobile

  • No desenvolvimento mobile, sistemas são construídos para serem acessados em dispositivos menores, como celulares e tablets. Desse modo, as informações são adaptadas para organizar a estrutura e permitir a leitura nessas telas. Nesse sistema ainda existe a variação de android e IOS e isso pode influenciar na forma como se desenvolve

5 -  Como está o mercado para pessoas da área de programação?

Não só o mercado de programação, mas também o mercado de tecnologia está muito aquecido. Segundo a Associação Brasileirade Startups, só as startups no Brasil m mais de 5 mil vagas. Além disso, espera-se que a demanda do desenvolvedor alcance 70.000 oportunidades entre 2019 e 202 . Isso reflete a crescente demanda por recursos, especialmente software.

As empresas competem para se adaptar à transformação digital, buscando adotar novas aplicações para automatizar processos e solucionar problemas do dia a dia. Por esse motivo, uma característica para encontrar empregos nessa área no futuro é saber como programar e prosperar em inovações autogeradas.

6 - Quanto ganha um programador ou programadora?

De acordo com o site vagas.com.br o programador ganah em média R$ 2.774,00 no Brasil (dado de 2021). Porém o salário tende a aumentar conforme seu nível de experiência. Outro fator que pode aumentar seu salário são empregos remotos prestados para empresas do exterior. Por ser uma profissão mais versátil, cada vés mais esta esta sendo uma opção. Não é mais incomum ver programadores Brasileiros e que moram no Brasil ganhando em Euro ou Dolar.

Se esse artigo foi útil para você, considere se inscrever na nossa newslleter. Demora menos de um minuto e você vai ficar informado de artigos como esse e muito mais. Só precisamos do seu email: