Tendências de desenvolvimento Web para 2021

24/05/2021

Nesse artigo é relatado as grandes tendências para desenvolvimento web desse ano. Com base em pesquisas de comunidades de programação americanas, sites de desenvolvimento e dados do github.

Atenção!

Eu sempre gosto de deixar um aviso em temas que falam sobre o futuro. Mesmo que nesse caso o futuro seja próximo e mais fácil de prever, é bom ficar atento.

Boa parte do que você lerá nesse post deve ser lido com cuidado, pois o futuro e uma variável e todos podemos estar errados ao tentar prevê-lo. Como eu falei anteriormente esse post trará a minha opinião, baseado em dados do git hub, comunidades de programação estrangeiras e sites de desenvolvimento

 1 - JavaScript

Com flexibilidade e poder Javascript é a linguagem que abocanha a maior parte do mercado. Com ela já é possível o desenvolvimento de sites e apps, pegando responsabilidades do back-end e do front-end. Não é atoa que essa linguagem vem sendo a mais popular pelos últimos 6 anos.


2- Aplicações web progressivas ou PWAs

O principal objetivo do PWE é fornecer aos usuários de desktop e móveis a mesma experiência de usuário em aplicativos nativos.

Para isso ele utiliza de uma estratégia tecnológica chamada progressive enhancement que enfatiza o conteúdo central da página da web primeiro e permite um carregamento super rápido dependendo menos da velocidade da internet. Outros objetivos dos PWAs são:

  1. Progressividade;
  2. Responsividade;
  3. Se manter ativo sem internet
  4. Segurança
  5. Instalável

3- Tecnologia blockchain

Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. E a tecnologia por trás, por exemplo, do bitcoin. Essa ciência, vem ganhando cada vez mais popularidade e devemos vê-la sendo aplicada nas mais diversas áreas.

Saber por onde uma informação passou também é uma das características do blockchain. Com essa característica, além de mais segurança, podemos esperar uma proximidade maior dos produtores com os consumidores finais.

4- Inteligência artificial e/ou Bots

O atendimento ao cliente está sendo revolucionando. Não é incomum sermos atendidos por robôs com os mais diversos nomes no nosso dia-a-dia. Essa revolução pode alcançar as mais diversas proporções e é bom estarmos preparados. Além disso, diversas pesquisas, estudos e códigos estão sendo lançados no campo da inteligência artificial. Alguns pesquisadores consideram inclusive esse campo da computação como a "nova fronteira".

Se esse artigo foi útil para você, considere se inscrever na nossa newslleter. Demora menos de um minuto e você vai ficar informado de artigos como esse e muito mais. Só precisamos do seu email: