Uma inspiração para web design: A onde você pode chegar e carreira com base na maisyleigh

20/08/2021

Usamos muito o you tube no dia-a-dia, muitos de nós pode usar para descansar ou procurar respostas e tutoriais dos mais diversos tipos. Durante o meu tempo no you tube, me deparei com um canal muito especial chamado maisyleigh, que merece a atenção de todos aqueles programadores que buscam se inpirar.


Introdução:

Em qualquer carreira é bom ter objetivos traçados. Saber onde queremos chegar ajuda a traçarmos planos e nos dá uma noção melhor do que devemos aprender e como fazer. Porém na programação nem sempre é tão fácil achar um modelo no qual se inspirar, pois são poucos os programadores que realmente demonstram seu processo de desenvolvimento.

Apesar de existirem muitos tutoriais, nas mais diversas frameworks, ainda falta um conteúdo aprofundado sobre processos criativos e de desenvolvimento que transcende a tecnologia. Felizmente, para os falantes de inglês e web designers, hoje eu trago alguém que me inspira e pode te inspirar também.


maisyleigh:


canal: https://www.youtube.com/channel/UC_h-Jl4Zxb7p-sSBTxprs4Q

A maisyleigh fala em seus vídeos diversos assuntos e mostra seu processo de desenvolvimento, mas de forma geral, ela aborda como achar inspiração para fazer sites únicos. Entretanto, o mais importante está na forma que ela passa suas ideias, ao final de um vídeo, mesmo que você não seja um web design, você se sentirá inspirado em programar.

Entretanto se você de fato busca ser um web design o conteúdo da maisyleigh é um ótimo exemplo da sua profissão em um nível espetacular. Se seu objetivo é mudar a vida das pessoas com seu trabalho, espere receber uma aula com alguns vídeos desse canal.


Carreira:


Pela minha experiência o web design é muito valorizado no mercado de trabalho, muitos desenvolvedores front-end conseguem fazer um site, codar, mas são os web designers que tornam um site único.

Não quero dizer que os dois profissionais devam competir, muitos web-designer, incluindo a maisyleigh, também programam e fazem o trabalho do desenvolvedor front-end. O que quero dizer é que são serviços tecnicamente diferentes.

Em teoria, é como se o web-designer fosse um arquiteto e o desenvolvedor front-end fosse o engenheiro. Grandes empresas entendem que são necessários os dois para o desenvolvimento eficaz e rápido de uma determinada tecnologia.

Mas o fato é que o mercado sente falta de web-designers, ainda mais aqueles que saibam também da parte técnica do desenvolvimento.


Recomendações:

My Process for App Design, Ideation, & Getting Inspired 🎨 | Software Engineer & UX/UI Designer:

https://www.youtube.com/watch?v=gcDHtGdZoQ0


Nesse vídeo ao falar sobre o processo de App Design ela passa sobre como achar inspiração, pretendo fazer um artigo em um futuro próximo só com esse assunto, pois sinto que ele merece uma atenção especial. Caso esteja se sentindo bem, se inscreva na newsletter e não perca nada. 

Ideation é um conceito que eu aprendi nesse canal, e que é muito interessante, principalmente no processo criativo.

Design & Code With Me Ep. 1 - Building My Personal Website | Day Of A Software Engineer & Designer


https://www.youtube.com/watch?v=EChf62QkPq4


Nesse vídeo é introduzido o conceito de moodboard, que pode ser traçado em qualquer projeto de desenvolvimento web. O seu processo é fácil de acompanhar e ao mesmo tempo interessante. A revelação final é simples, mas cumpre seu objetivo

Como esse vídeo é mais antigo, você ainda não tem a noção de algo muito difícil de ser feito, mas você percebe o cuidado.

O sentimento que passa é de que até um site simples feito por um iniciante, com o cuidado, atenção e dedicação, além do desenvolvimento do moodboard pode ficar incrível e com um aspecto mais profissional.


Design & Code With Me Ep. 2 - MySweetChub's Art Portfolio Website | Software Engineer & Designer


https://www.youtube.com/watch?v=BHLpWUhN3Ik


Considero esse o melhor vídeo para se inspirar no web design, ele mostra o que pra mim é o web-designer ideal além do processo de criação mencionado antes.

Esse vídeo funciona bastante como um tutorial para fazer um site para um cliente e desenhando o que fará com que o sistema se destaque.



MOOD:

Caso veja os vídeos dela, sedo ou tarde vai se deparar com o conceito de Mood ao fazer o design de um site. A atenção colocada a detalhes e no planejamento antes da codificação é algo que devemos dar atenção e que gera resultados incríveis. Porém MOOD tem uma ideia geral mais complexa que já mencionei em posts anteriores, mas que não consigo explicar em palavras melhor do que a maisyleigh nos demonstra



SEJA O PRIMEIRO A LER AS NOVIDADES!